Corsan prevê normalizar nesta noite o abastecimento em 33 bairros de Gravataí

Conserto de adutora deve ser concluído até o final da manhã

Foto: Corsan / Divulgação

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) prevê normalizar na noite desta quarta-feira o abastecimento d’água em 33 bairros de Gravataí, na Região Metropolitana. Desde ontem, servidores da companhia trabalham no conserto de uma adutora que se rompeu na avenida Ely Corrêa.

De acordo com a Corsan, o trabalho está sendo realizado sob rede de alta tensão, em local íngreme, escorregadio e à margem de um arroio, que está cheio. Esses fatores dificultam e retardam o conserto, que deve ser concluído na manhã desta quarta-feira.

A adutora é paralela às pontes do bairro Parque dos Anjos, as quais estão passando por obra de duplicação. As escavações da obra, feitas por empresa contratada pela Prefeitura, desestabilizaram o talude que sustentava a adutora. Ontem, o grande volume de água decorrente das recentes chuvas movimentou a encosta junto à cabeceira da ponte, causando a erosão do talude e a queda de um poste de alta tensão. Inicialmente, foi necessário estabilizar o poste, que empurrou a adutora quando o talude veio abaixo. Num segundo momento, a Corsan precisou colocar uma camada de pedras e de concreto junto à cabeceira da ponte e cortar a tubulação. As etapas seguintes do trabalho envolvem o realinhamento da adutora e a sua colocação em carga.

Confira a lista completa dos bairros afetados pelo desabastecimento d’água:

Bonsucesso, São Geraldo, Barnabé, União, Santa Helena, São Vicente, Vila Nara, Aliança, Alphaville, Rosa Maria, Jardim Suíço, Itacolomi, Morungava, Flamboyant, Timbaúva, Conceição, Santa Cruz, Búzios, Nova Conquista, Auxiliadora, Rincão da Madalena, Jardim do Lago, Oriçó, Natal, Castelo Branco, Parque Ely, Passo das Pedras, Passo da Canoas, Centro, Cohab B, Cohab C, Morro do Coco e Boa Vista.

Parte de Canoas ficará sem água nesta quarta-feira

A Corsan também confirmou que realiza, nesta quarta-feira, um serviço de manutenção no reservatório R19, localizado na avenida Dique, em Canoas. O serviço pode afetar o abastecimento de água em partes da cidade. A normalização completa deve ocorrer até a madrugada de quinta-feira.