Líderes envolvidos em massacre no Amazonas devem ser transferidos para presídios federais, diz Moro

Em dois dias, 55 detentos foram encontrados mortos em casas prisionais do estado

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Reprodução / CP

Ao mesmo em que trabalha para o envio de uma força-tarefa para reforçar a segurança no estado do Amazonas depois da morte de 55 presos, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública irá disponibilizar vagas em presídios federais para os líderes envolvidos nos massacres ocorridos em três casas prisionais amazonenses. A confirmação foi dada nesta terça-feira pelo ministro da Pasta, Sergio Moro.

Sergio Moro

@SF_Moro

A caminho. Vamos também disponibilizar vagas nos presídios federais para transferência das lideranças envolvidas nesses massacres.

Ministério da Justiça e Segurança Pública

@JusticaGovBR

Nota à imprensa – O Ministério da Justiça e Segurança Pública enviará uma Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para atuar no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, conforme solicitação do governo do Estado do Amazonas https://bit.ly/2X9ZbqO 

Ver imagem no Twitter
De acordo com o governo do Amazonas, 15 homens morreram nesse domingo e outros 40 foram encontrados sem vida nessa segunda-feira em celas de três presídios, totalizando 55 mortos em apenas dois dias. As mortes, segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), ocorreram por enforcamento no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM1), em Manaus.

Entre as 40 mortes contabilizadas ontem, 25 ocorreram no IPAT, quatro no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, cinco no CDPM1 e seis na UPP. Agentes do Grupo de Intervenção Prisional (GIP) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar realizaram a revista e a recontagem dos presos. Um inquérito será aberto para investigar os homicídios.

As mortes ocorrem um dia depois que 15 detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, foram assassinados. Os detentos, segundo a Secretaria de Administração Penintenciária de Manaus, foram atacados com escovas de dentes e ‘mata-leão’. A chacina ocorreu em horário de visita de familiares.