Chuva invade casas na zona Norte de Porto Alegre

Moradores ficaram ilhados durante a madrugada desta terça

Chuva alagou rua José Humberto Bronca, no bairro Sarandi | Foto: Alina Souza / CP

Enquanto três cidades do interior registraram queda de granizo na madrugada, em Porto Alegre e em Gravataí, a chuva causou alagamentos e outros estragos durante nas primeiras horas desta terça-feira. Em alguns locais da zona Norte da Capital, a água invadiu casas, surpreendendo moradores e provocando prejuízos. Um dos bairros mais prejudicados foi o Sarandi, onde os residentes não saíram de casa porque ficaram ilhados. A rua Dona Sebastiana, por exemplo, ficou inundada durante a madrugada.

Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), às 9h, havia noves pontos com bloqueios por conta de alagamentos e arvores caídas nas ruas General Auto, Coronel André Belo e Dr. Tauphick Saadi. Há semáforos fora de operação nos cruzamentos da Cristóvão Colombo x Gaspar Martins, Sertório x Assis brasil e Estação Benjamin x Viaduto Utzig.

O mesmo ocorreu em Gravataí, onde uma rua desnivelada formou uma espécie de correnteza. Em ambas a cidade, o acúmulo de lixo dificultou o escoamento de água para os bueiros.

No início da madrugada, quando a chuva estava mais forte, foram registrados diversos pontos de alagamento na zona Norte e na parte central de Porto Alegre. Conforme a EPTC, foram registrados, no ápice dos estragos, quatro pontos com bloqueio total devido a alagamentos, dezoito pontos de bloqueio parcial com acúmulo de água e quinze semáforos fora de operação. Agentes foram deslocados para os pontos mais críticos e com mais risco de acidente o para monitorar o trânsito e auxiliar os usuários.

A MetSul Meteorologia informa que os temporais devem avançar pelo Rio Grande do Sul durante esta terça. Fortes tempestades devem atingir ao menos a Metade Norte do Estado. Já no Oeste e no Sul, espera-se uma diminuição da nebulosidade no decorrer do período, o que deve proporcionar o retorno do sol. A umidade segue elevada e a temperatura pode variar pouco na maioria dos municípios. O tempo segue instável no Leste gaúcho, o que inclui Porto Alegre, mas com ocasionais aberturas em alguns pontos da tarde para a noite. Na Capital, o dia será chuvoso e com marcas entre 16°C e 20°C.