Campanha contra câncer de boca oferece atendimentos grátis em Porto Alegre

Rio Grande do Sul é o 4º estado do país com mais homens diagnosticados

Foto: Banco Mundial/ONU

Esta quarta-feira (29) será de atividades em alusão ao Mês de Luta contra o Câncer Bucal em Porto Alegre. Entre 8h e 17h, a Secretaria Municipal da Saúde vai promover ações de conscientização no Largo Glênio Peres. O público que passar pelo local poderá ser atendido por profissionais da área da Odontologia em dez consultórios. Neles serão realizados exames clínicos, com alerta aos riscos da doença e destacando a necessidade do diagnóstico precoce.

O câncer de boca é uma doença crônica não transmissível e possui como principal fator de risco o tabagismo. Como prevenção, especialistas sugerem evitar o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas e a exposição solar excessiva. Na próxima sexta (31), é lembrado o Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal e Dia Mundial sem Tabaco.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, 428 pessoas morrem diariamente no país por causa da dependência de nicotina. O órgão estima que R$ 56,9 bilhões são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e redução de produtividade. Por ano, são 156.216 mortes por doenças relacionadas ao fumo. Em 2018, o INCA registrou 14.700 novos casos de câncer bucal entre os brasileiros.

Os homens gaúchos estão em quarto lugar na incidência da doença no Brasil, com 12,45 casos a cada 100 mil habitantes. O estado fica atrás apenas de Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Já as mulheres estão em situação menos grave, com 2,45 casos a cada 100 mil.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile