Série ”Areia Movediça” e o suspense sueco na Netflix

Produção tem alerta de gatilhos e a classificação indicativa é de 18 anos

Foto: Divulgação.//

A série Areia Movediça é uma surpresa do gênero suspense, na Netflix. A produção sueca acompanha Maja, jovem acusada de fuzilar colegas em um atentado na escola em que estuda, junto com o namorado.

A série tem alerta de gatilho logo no começo. Na primeira cena já vemos a protagonista ser retirada da sala, pela polícia, após o massacre e os corpos no chão. Enquanto Maja está na cadeia, veremos os flashback da história, até ela chegar aquele momento.

Nem a protagonista vê com clareza os fatos que tiraram a vida dos jovens, incluindo sua melhor amiga, Amanda. A única certeza que tem é que não atiraria de propósito na amiga de infância. Porém, a investigação aponta que ela deu dois tiros em Amanda e três em Sebastian, o namorado, que também morreu.

É justamente Sebastian que faz a vida dela mudar, quando começam a namorar. Ele é um jovem rico, mimado, que usa drogas, promove grandes festas e tem problemas com o pai. Maja não percebe, mas entra em um relacionamento abusivo que culmina no tiroteio.

O público pode estranhar as paisagens, a língua e até mesmo as abordagens. Mas o suspense da série está exatamente nisso: já sabemos o desfecho, resta conhecer o caminho até ali. E Areia Movediça faz isso muito bem. Nenhum personagem parece muito inocente e vamos conhecendo a mente de cada um.

Conforme os episódios passam, temos empatia por Maja, pelo que ela passou e o quanto tentou se doar ao relacionamento e a tentativa frustrada de salvar Sebastian dele mesmo. A série é breve, são seis episódios de 50 minutos. O último e derradeiro, mostra o julgamento de Maja.

A série tem a direção de Camilla Ahlgren e é protagonizada por Hanna Ardéhn e Felix Sandman.