Prefeitura oferece curso de qualificação para Copa América

A programação acontece nesta segunda-feira, das 9h30 até as 16h, no auditório da Escola de Gestão Pública

Faltando 20 dias para o início da Copa América 2019 que trará turistas para ver cinco jogos de futebol na Capital, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do Escritório de Turismo, promove um encontro de treinamento e alinhamento das informações turísticas em Porto Alegre. O evento é realizado em parceria com a Conmebol, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur), a Delegacia de Polícia para o Turista (DPTUR) e diversos órgãos municipais que atuarão no evento. A programação acontece nesta segunda-feira, das 9h30 até as 16h, no auditório da Escola de Gestão Pública (rua Siqueira Campus, 1300, 14º andar), destinada a orientadores turísticos, profissionais do trade e voluntários que atuarão na prestação de serviços turísticos.

Os palestrantes debaterão ações relativas à atuação da segurança e a qualidade da estrutura viária e de transportes, além das instalações técnicas de monitoramento e vigilância, turismo, saúde, prevenção à exploração sexual, telefones úteis e de emergência para os turistas. “Para fazer um grande evento, não basta apenas ter preocupações estruturais, é preciso envolver o público. Nossa intenção com essa ação é multiplicar o conhecimento acerca do turismo de Porto Alegre, para que os participantes possam atender o público com eficiência e qualidade”, disse a coordenadora do Escritório de Turismo, Juliane Noschang.

O Comitê Organizador Local da Conmebol informará, por exemplo, sobre deslocamentos e regras nos dias de jogos. Os participantes receberão orientações sobre atrativos e equipamentos turísticos da cidade, a fim de que todos possam atuar como um agente de promoção turística e auxiliar no atendimento aos visitantes. Serão reforçadas informações sobre acolhimento, hospitalidade, atendimento ao público e sobre as atratividades da capital dos gaúchos. ”A integração entre os envolvidos qualifica o trabalho de todos e deixará um legado para a cidade, reforçando o potencial de Porto Alegre como um polo turístico”, avalia o secretário-adjunto, Marcus Klein.

Temas das Palestras:

  • Mobilidade: Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)
  • Segurança: Delegacia de Polícia para o Turista (DPTUR)
  • Saúde: Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
  • Infraestrutura: Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE)
  • Estrutura e hospitalidade na Arena: Conmebol
  • Atrativos de Porto Alegre: Escritório de Turismo da SMDE
  • Atrativos do RS: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur)
  • Exploração Sexual: Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política (SMRI)

Os jogos – O principal torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul acontece no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho de 2019. Os jogos serão disputados em cinco capitais: Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Esta é a quinta ocasião em que o Brasil sedia a competição. E a edição 2019 tem um valor especial: marca os cem anos da primeira competição sul-americana realizada no Brasil.

Ao todo, Porto Alegre receberá cinco partidas, incluindo-se uma das quartas-de-final e outra da semifinal. Os jogos acontecerão na Arena do Grêmio:

Venezuela x Peru, Grupo A – 15 de junho, às 16h
Uruguai x Japão, Grupo C – 20 de junho, às 20h
Catar x Argentina, Grupo B – 23 de junho, às 16h
1º A x 3º B ou C (jogo 19), quartas de final – 27 de junho, às 21h30
2º A/2º B x 1º C/3º A ou B, semifinal – 3 de julho, às 21h30