RS poderá registrar queda de granizo em cinco regiões no final desta sexta

Tempo melhora no final de semana, mas madrugadas serão geladas em solo gaúcho

Chuva retornará nesta sexta e com possibilidade com queda de granizo | Foto: Alina Souza/CP

Depois da semana ficar marcada pela presença da chuva, o Rio Grande do Sul irá registrar a chegada do frio. As madrugadas de sábado e, principalmente, de domingo devem ser frias, segundo a MetSul Meteorologia. Antes do clima gelado, a precipitação seguirá em solo gaúcho e poderá causar queda de granizo na região Metropolitana de Porto Alegre e em outros quatro locais até o final desta sexta-feira.

Um vórtice ciclônico irá avançar nesta sexta de Oeste para Leste entre o Norte gaúcho e Santa Catarina. O sistema, ao alcançar a costa do estado vizinho, entrará em fase com um centro de baixa pressão, dando origem a um ciclone extratropical até o final do dia de hoje. A partir disso, são esperadas chuvas localmente fortes e com o risco de granizo na Metade Norte e com maiores volumes na Serra, Vales e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, além da região próxima à Capital.

O vento mais intenso do ciclone ficará em alto mar neste sábado, mas podem ocorrer rajadas de vento hoje na segunda metade do dia e no começo do sábado no Nordeste gaúcho, principalmente nos Aparados e Litoral Norte. Vento mais forte se espera no Leste de Santa Catarina. No fim de semana, o ciclone se afasta e o sol irá predominar com um centro de alta pressão.

Ontem, o Litoral Norte teve alagamentos. Terra de Areia registrou 115 mm em só 24h. Em Porto Alegre, que teve uma quinta-feira chuvosa, choveu até o começo da noite 50 mm em alguns bairros. A média de chuva histórica do mês na Capital é de 94,6 mm.