Secretário pede que população procure serviço de saúde da Capital somente em casos graves

A orientação é que casos não urgentes sejam encaminhados para atendimento em um dos 140 postos de saúde

O secretário da Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürme, pediu, nesta quinta-feira, a compreensão da população para que procure somente em casos urgentes as emergências hospitalares, unidades de pronto-atendimento (postões) e a UPA Moacyr Scliar, na zona Norte. A recomendação se dá devido à superlotação e ao aumento atípico na busca pelos serviços.

Segundo o secretário, o número de pessoas buscando esses locais está 50% maior do que no mesmo período do ano passado. A solicitação por parte das autoridades se faz necessária para que a Secretaria possa organizar a rede de atendimento que opera no limite da capacidade técnica. “A recomendação é que só busquem esses serviços os casos graves, ou seja, os casos de falta de ar, de alteração da consciência, por exemplo. Os casos usuais devem procurar a unidade de saúde para atendimento e devida orientação. A gente percebeu um aumento de procura dos serviços de urgência, especialmente dos serviços de internação. Então, nesse momento, a gente precisa organizar a rede de atendimento para que cada pessoa esteja no serviço apropriado para sua complexidade de atendimento. A gente tem nesse momento o número de solicitações muito acima de igual período do ano passado e isso não se atribui apenas pela época do ano. Temos uma circulação viral e um aumento de infecções respiratórias acima do esperado”, afirma.

Ainda segundo Stürme, o aumento mais expressivo dos atendimentos é da população pediátrica que, inclusive, é uma das faixas etárias com menor cobertura vacinal na campanha contra a gripe. “A gente percebe o atendimento mais expressivo na população pediátrica. E, por isso, nós fazemos a correlação chamando a população que uma das faixas etárias com menor cobertura vacinal são justamente as crianças. Nós estamos com 53% de cobertura e estamos quase no final da campanha. Então, faço um chamado para que os pais levem as crianças para fazer a vacina”, ressalta.

A Secretaria Municipal orienta que que casos leves podem ser solucionados em umas das 140 Unidades de Saúde, quatro delas com atendimento até as 22h (Modelo, Tristeza, São Carlos e Ramos). A medida busca evitar que os pacientes esperem horas pelo atendimento.