Rádio Guaíba recebe medalha na Assembleia Legislativa pela passagem de 62 anos

Entrega da medalha ocorreu durante o período de Grande Expediente, realizado no plenário 20 de Setembro

Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageou a Rádio Guaíba com a medalha da 55ª legislatura, nesta quinta-feira. Com proposição do deputado Sergio Peres, do PRB, a honraria marcou a passagem dos 62 anos da emissora, comemorados em 30 de abril. A entrega da medalha ocorreu durante o período de Grande Expediente, realizado no plenário 20 de Setembro.

Diversos deputados utilizaram o espaço de apartes para fazer coro com Peres e prestar homenagem à emissora. Luiz Marenco, do PDT, por exemplo, ressaltou a parceria com Jayme Caetano Braun, que começou através da Guaíba (através do programa Brasil Grande do Sul nos anos 70) e e a importância da emissora para a cultura e a música gaúchas.

Sebastião Melo, do MDB, brincou com o fato de que recém havia deixado o Esfera Pública, no Estúdio Cristal, para participar da sessão, e reforçou a importância do programa para o Legislativo e para a política gaúcha como um todo. “A Guaíba está no DNA no Estado”, disse.

Sergio Peres, proponente, relembrou pontos fundamentais da emissora, como a cobertura das Copas do Mundo de futebol e a fundação de Brasília. Além disso, relembrou a cadeia da Legalidade, em 1961, quando Guaíba se transformou na emissora mais ouvida da América do Sul. “Nessas mais de seis décadas, sintonizar a Guaíba é abrir uma janela para o mundo”, salientou.

Nando Gross, gerente-geral de Jornalismo da emissora, reforçou a importância da pluralidade de ideias levadas ao ar: “aqui nós temos espaço para todos os lados, todas as ideologias, todas as formas de pensamento. É legal ver que isso foi reconhecido de forma espontânea por todos os deputados que se manifestaram. A gente sabe a importância da Guaíba na sociedade, e ao mesmo tempo que ficamos orgulhosos, tomamos consciência da responsabilidade que é estar à frente desse canhão que já e considerado um patrimônio de todos os gaúchos.”

Claudinei Girotti, diretor da casa, se emocionou: “me sinto muito lisonjeado com as belíssimas palavras de todos os presentes. Pra mim tem sido um privilégio trabalhar na equipe da Rádio Guaíba, que tem levado programação de muita credibilidade a todos os cantos. A Guaíba é que fez aniversário, mas eu que recebi o presente”, brincou.

Reinaldo Gilli, presidente do Grupo Record, sintetizou em uma frase o que sente pela Guaíba: “a rádio faz parte do Rio Grande do Sul, e ela é um patrimônio não do Grupo Record, mas do povo gaúcho. Vocês, guaibeiros, são o verdadeiro sentido de nós existirmos.”