Com nova metodologia de atendimento, emergência no Hospital Vila Nova é reinaugurada

Procedimento prevê agilizar os serviços de transporte de pacientes da emergência para os leitos hospitalares

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

A Associação Hospitalar Vila Nova, em Porto Alegre, reinaugurou na manhã desta quinta-feira as instalações do serviço de Emergência da instituição. Além disso, foi colocado em prática um novo procedimento de atendimento – metodologia Lean – que prevê agilizar os serviços de transportes de baixa complexidade de pacientes.

De acordo com o secretário da Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürme, essa metodologia já existe em vários hospitais pelo país e vai agilizar o processo de transferência dos pacientes que estão em atendimento e que aguardam por leitos hospitalares. “Além do número de leitos, a gente precisa ter eficiência e qualidade na utilização desses leitos. Porque se olharmos para as emergências, a população não necessariamente precisa de leitos e sim de internação. Se um leito desocupa mais rapidamente, a pessoa consegue subir para o andar de forma mais rápida e tem o seu problema tratado de forma adequada”.

A implantação da metodologia Lean é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Hospital Sírio-Libanês. O objetivo da metodologia é reduzir a superlotação e melhorar o atendimento em urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos. O Lean é uma filosofia de gestão voltada para melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

Reduzir tempo de espera

Segundo o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’Molin, no ano passado um paciente aguardava cerca de 240 minutos até o atendimento com o médico e esse período caiu para 58 minutos no mês de março deste ano. Dal’Molin esclarece que esse processo aconteceu sem a contratação extra de profissionais ou de recursos, apenas com a aplicação da metodologia de trabalho.

Com a recuperação de alguns leitos, o Hospital Vila Nova disponibiliza agora 420 vagas para internações clínicas e cirúrgicas, dependência química, UTI e saúde prisional. A instituição tem todas as ocupações destinadas para atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, realiza 280 atendimentos por dia e mais de 15 mil internações no ano. O hospital é o único a oferecer, com veículos próprios na Capital, serviço de transporte de pacientes de postos da rede de saúde diretamente para a instituição.

A Associação Hospitalar Vila Nova também conta com o Serviço de Atenção Domiciliar que faz a desospitalização de pessoas. Esse serviço é indicado para quem apresenta dificuldades temporárias ou definitivas para sair de casa e chegar até uma unidade de saúde ou para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais adequada para o seu tratamento. Outro serviço prestado pela instituição é o de verificação de óbito, que avalia casos de mortes ocorridos por causas naturais em Porto Alegre. Desta forma, médicos das UPAs e hospitais não necessitam interromper a assistência de pacientes para realizar verificação de óbitos ocorridos fora dos serviços de saúde.