Operação resgata cães e gatos que eram mantidos em gaiolas de passarinho em Canoas

Animais foram encontrados em casa no bairro Mathias Velho

Imagem: Divulgação PC

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil resgatou, nesta quarta-feira, 19 animais domésticos em situação de perigo em uma casa localizada no bairro Mathias Velho, em Canoas, na região Metropolitana. Os policiais salvaram 11 cães e 8 gatos que eram mantidos em gaiolas de passarinho ou a amarrados a cordas de pano em volta do pescoço, simulando uma coleira.

De acordo com o titular da 4ª Delegacia de Polícia, delegado Thiago Lacerda, os animais foram encontrados em péssimas condições, necessitando de acompanhamento médico-veterinário, alimentação adequada e higiene.

Muitos eram de raça. Dois deles, adultos, e mais quatro filhotes foram confinados em quartos escuros sem janelas, alimentação ou água. Os animais viviam concentrados nos fundos da moradia, sobrevivendo sobre as próprias fezes. Autuada, a moradora encontrada na residência vai responder criminalmente.

O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Mário Souza, explicou que o flagrante ocorreu após o recebimento de denúncias de maus-tratos no local. “Os valores a que esses animais são comercializados não condizem com a situação econômica dos proprietários, crescendo a suspeita sobre aquisição e venda de origem ilegal”, afirmou.

Uma médica veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas acompanhou a ação. “A avaliação realizada no local é de que os animais estão em um quadro clínico de caquexia, por inanição, ou seja, tão magros que não desenvolveram os músculos”, constatou. Os cães e gatos resgatados foram recolhidos ao Centro de Bem Estar Animal da Prefeitura de Canoas. Além do acompanhamento clínico, eles serão vacinados, medicados, castrados e, após, oferecidos para doação.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile