Operação resgata cães e gatos que eram mantidos em gaiolas de passarinho em Canoas

Animais foram encontrados em casa no bairro Mathias Velho

Imagem: Divulgação PC

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil resgatou, nesta quarta-feira, 19 animais domésticos em situação de perigo em uma casa localizada no bairro Mathias Velho, em Canoas, na região Metropolitana. Os policiais salvaram 11 cães e 8 gatos que eram mantidos em gaiolas de passarinho ou a amarrados a cordas de pano em volta do pescoço, simulando uma coleira.

De acordo com o titular da 4ª Delegacia de Polícia, delegado Thiago Lacerda, os animais foram encontrados em péssimas condições, necessitando de acompanhamento médico-veterinário, alimentação adequada e higiene.

Muitos eram de raça. Dois deles, adultos, e mais quatro filhotes foram confinados em quartos escuros sem janelas, alimentação ou água. Os animais viviam concentrados nos fundos da moradia, sobrevivendo sobre as próprias fezes. Autuada, a moradora encontrada na residência vai responder criminalmente.

O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Mário Souza, explicou que o flagrante ocorreu após o recebimento de denúncias de maus-tratos no local. “Os valores a que esses animais são comercializados não condizem com a situação econômica dos proprietários, crescendo a suspeita sobre aquisição e venda de origem ilegal”, afirmou.

Uma médica veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas acompanhou a ação. “A avaliação realizada no local é de que os animais estão em um quadro clínico de caquexia, por inanição, ou seja, tão magros que não desenvolveram os músculos”, constatou. Os cães e gatos resgatados foram recolhidos ao Centro de Bem Estar Animal da Prefeitura de Canoas. Além do acompanhamento clínico, eles serão vacinados, medicados, castrados e, após, oferecidos para doação.