Mato Grosso: desfile de crianças aptas a adoção, em passarela de shopping, gera polêmica

Conforme a OAB, evento busca dar visibilidade a crianças e adolescentes à espera de famílias adotantes

Imagem: Divulgação OAB/MT

A Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) promoveram, nessa terça-feira, a segunda edição do desfile “Adoção na Passarela”, no Pantanal Shopping, em Cuiabá. Conforme a OAB, o propósito do desfile era “dar visibilidade a crianças e adolescentes (de 4 a 17 anos) aptos para adoção”. A exposição dos menores em uma passarela gerou críticas em redes sociais, ainda que a OAB garanta o embasamento jurídico da iniciativa.

Em nota divulgada no site da Ordem, a presidente da Comissão de Infância e Juventude, Tatiane de Barros Ramalho, celebrou o resultado do evento. Ela disse que se trata de uma noite para que os pretendentes a adotar possam conhecer as crianças e os adolescentes. Tatiane salienta que, no evento, a população recebe mais informações sobre o processo de adoção e os menores vivem um dia diferenciado, em que se produzem, fazem cabelo e maquiagem. A advogada usou ainda uma expressão popular para defender o desfile: “como sempre dizemos, o que os olhos veem, o coração sente”.

No mesmo comunicado, a gerente de marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa, afirmou que o empreendimento se sentia “honrado em receber o projeto, que incentiva a sensibilização sobre a adoção”.

Em redes sociais, internautas criticaram a iniciativa. Alguns usaram frases comparando o evento a uma “feira de adoção” ou “vitrine”, com frases lembrando o tempo de Escravidão no Brasil. Outras definiram o evento como desumano e perverso e alertaram que a frustração infantil, em caso de não adoção após o desfile, pode ser ainda maior.

Confira algumas postagens

Após a repercussão negativa, a OAB-MT informou que as entidades organizadoras vão se reunir para debater um posicionamento conjunto.