Escola municipal da zona Norte promove abraço simbólico contra fechamento de vagas do Ensino Médio

Ato está previsto para às 13h30 na Escola Municipal de Educação Básica Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha

Escola Municipal de Ensino Básico Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha./ Foto: Bibiana Brum/Divulgação PMPA

Está previsto para as 13h30 desta quarta-feira um abraço simbólico na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre. O ato é em função do fechamento de vagas para o Ensino Médio na instituição, a partir do ano que vem.

O diretor da escola, Flávio Müller, recebeu um ofício assinado pelo secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, informando que em julho deste ano serão abertas as últimas turmas do Ensino Médio e Técnico. “A oferta desses cursos estará garantida até a sua conclusão a todos os alunos neles matriculados no primeiro semestre de 2020. A medida não afeta a oferta de educação infantil e do ensino fundamental na escola”, consta no documento. Ainda segundo o ofício, a oferta de EJA e do Curso Normal será ampliada, concomitantemente ao encerramento das turmas de ensino médio e técnico.

Ainda na sexta-feira, 17, a comunidade da região se reuniu no CTG Valentes da Tradição para debater a situação, anunciada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em 27 de fevereiro. Na ocasião, membros da Associação dos Moradores das Vilas Elizabeth e Parque (AMVEP) coletaram assinaturas para encaminhar uma solicitação de agenda com o prefeito. No dia de 28 de maio está prevista uma reunião na Comissão de Educação da Câmara de Vereadores para tratar do assunto, às 14h30.

Além da EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, a Escola Emílio Meyer, no bairro Medianeira, também passa pela transição.

Em nota, a SMED ressaltou que o foco é a melhoria da qualidade da educação infantil e que ”a mudança é necessária para melhor organização administrativa e pedagógica das escolas”. A pasta destacou também que das 99 escolas da rede municipal de ensino, apenas essas duas oferecem ensino médio, que é atribuição do Estado.

Confira a nota oficial da SMED

Com foco na melhoria da qualidade da educação infantil, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que irá manter os cursos noturnos de formação de professores da Escola Municipal Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, e da Escola Municipal Emilio Meyer, no bairro Medianeira. A decisão está em consonância com a necessidade de formar mão de obra qualificada para a rede comunitária de educação infantil já que, desde o ano passado, a Smed exige a contratação gradual de professores nessas escolas – e também com a seleção do projeto de formação de professores entre os que serão desenvolvidos no macrodesafio Talentos do Pacto Alegre. 

Haverá mudança nos técnicos de Administração da Liberato, que abrirá apenas mais uma turma no segundo semestre deste ano. A Smed garante a conclusão para estes alunos e os que já estão cursando. 

Das 99 escolas da rede municipal de ensino, apenas essas duas oferecem ensino médio, que é atribuição do Estado. O ensino médio regular será mantido até a conclusão das turmas em andamento em ambas as instituições, assim como dos alunos que iniciarão os estudos no segundo semestre deste ano. 

A mudança é necessária para melhor organização administrativa e pedagógica das escolas. A secretaria destaca que é grande a oferta de ensino médio em Porto Alegre. Nas proximidades da Liberato, por exemplo, há pelo menos cinco escolas públicas que o ofertam, e a região do bairro Medianeira conta com outras quatro.