Prefeitura tenta, pela segunda vez, contratar consultoria para salvar a Carris

Após licitação deserta, Diário Oficial publicou hoje o pregão eletrônico

Foto: Ricardo Giusti

A Prefeitura de Porto Alegre publicou, hoje, no Diário Oficial, um edital que visa contratar uma consultoria para analisar as contas da Carris e reestruturar a empresa de ônibus, que pertence ao Município. Uma primeira tentativa, em abril, atraiu apenas uma licitante, o que levou à revogação da concorrência. De acordo com a Secretaria de Parcerias Estratégicas (SMPE), critérios novos foram usados para o lançamento desse segundo edital.

O objetivo é encontrar uma solução viável para que a companhia siga existindo, sem prejuízo à prestação do serviço. A Prefeitura busca eliminar os déficits recorrentes e diminuir os aportes em verba pública que hoje garantem a operação da empresa. A abertura do pregão eletrônico é prevista para as 10h do dia 3 de junho.

O valor máximo fixado para a prestação do serviço é de R$ 3,1 milhões. Os estudos técnicos devem durar 12 meses.

A Carris atende hoje 23% da demanda de transporte público da cidade. A empresa acumula déficits desde 2011. Nos últimos oito anos, o prejuízo acumulado chega a R$ 290 milhões. Nesse período, os repasses da Prefeitura totalizaram mais de R$ 265 milhões para manter os ônibus em operação.

Apesar do déficit recorrente, o resultado negativo vem diminuindo. Em 2016, era R$ 74,2 milhões. No ano seguinte, baixou para R$ 43,1 milhões. Em 2018, ficou em R$ 19 milhões. Em dezembro do ano passado, a Carris obteve o primeiro lucro bruto mensal desde 2012, de R$ 11,9 milhões.