Número de casos de dengue na Capital sobe de 208 para 255

Em 243 situações, pacientes contraíram a doença sem sair da cidade

Foto: Eduardo Beleske/PMPA

Porto Alegre registra 255 casos de dengue em 2019, confirmou hoje a Secretaria Municipal da Saúde. No boletim da semana passada, eram 208.

Em 243 situações, os pacientes contraíram a doença sem sair da cidade, o que configura caso autóctone. Em 12, voltaram doentes de uma viagem.

A zona Norte contabiliza a maioria dos casos de infeção local pelo mosquito transmissor, o Aedes aegypti. No Santa Rosa de Lima, foram confirmados 207 pacientes com dengue. Outros 13 vivem no Jardim Lindoia; 12 no Jardim Floresta; quatro no Sarandi; três no Rubem Berta e um no Cristo Redentor. Na região Central, o bairro Floresta teve três casos autóctones.

Os 12 casos importados envolvem pacientes que, possivelmente, voltaram infectados de Fernando de Noronha (dois casos), São Paulo (dois), São José do Rio Preto, Campinas, Belém, Vitória, Betim, Rio de Janeiro, Dourados e Canoas.

Até 18 de maio, foram notificados 623 casos suspeitos de dengue. Desses, 261 foram descartados e 105 seguem em investigação.

A Prefeitura mantém trabalhos na zona Norte, em especial no bairro Santa Rosa de Lima, com visitas diárias de agentes e bloqueios de transmissão viral, com aplicação de inseticida em dias com tempo seco.

Como denunciar focos do mosquito

1) usando o aplicativo de celular “Eu faço POA”: acione Serviços e Solicitações / Saúde / Denúncia de foco de mosquito. A solicitação vai gerar um Protocolo, que o cidadão recebe no e-mail indicado;

2) usando o telefone 156, 24 horas por dia;

3) usando a Internet, com acesso pelo site da Prefeitura. Ao acessar o formulário eletrônico pela primeira vez, o usuário deve fazer um cadastro.