Justiça rejeita pedido de recuperação da Ulbra

Rede de educação havia ajuizado a solicitação para solucionar parte da dívida de R$ 8,2 bilhões

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Justiça de Canoas negou o pedido de recuperação judicial encaminhado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e determinou a extinção do processo. Tanto a instituição quanto a União, partes no processo, foram intimadas nesta terça e agora terão prazo de 15 dias para se manifestar.

A Rede Ulbra de Educação passa por uma crise financeira histórica, que soma acumulado de R$ 8,2 bilhões em dívidas, entre tributos, obrigações trabalhistas e custos com fornecedores. O pedido de recuperação judicial havia sido ajuizado, em 6 de maio, como parte do plano de reestruturação iniciado pela instituição em 2018, com o objetivo de estancar e solucionar a dívida.

Por meio da assessoria, a mantenedora da entidade informou que vai recorrer da decisão. A Aelbra reforçou que essa é a melhor solução para reorganizar as finanças da rede e resolver as dívidas com os credores.

A entidade salienta que a recuperação judicial não interfere na rotina acadêmica nem nas atividades das escolas de Educação Básica da rede, que em seis estados atende mais de 40 mil alunos, incluindo de universidades, colégios e ensino à distância.