Ernani Polo homenageia os 20 anos da Expodireto Cotrijal 

Foto: Divulgação/Ernani Polo

A Expodireto Cotrijal, presidida por Nei César Mânica, será homenageada na Assembleia Legislativa, em Grande Expediente do deputado estadual Ernani Polo, nesta terça feira, pelos 20 anos de existência. A Feira é considerada uma das maiores da América Latina e recebeu, na sua última edição, 268 mil visitantes. Foram 534 expositores, em um recorde de R$ 2,4 bilhões em negócios. Essa dimensão ultrapassou fronteiras, dando visibilidade para a feira e para a Cotrijal nos cenários cooperativista e do agro gaúcho e brasileiro.

Nos últimos anos, também consolidou-se ainda mais o caráter internacional da Expodireto Cotrijal, que reúne empresários e negociadores de 70 países, dos cinco continentes.
O evento é realizado em Não-Me-Toque, município sede da cooperativa, considerado a capital nacional da agricultura de precisão.

A Expodireto sedia também eventos como o Fórum Nacional da Soja, Fórum Nacional do Milho, Fórum Estadual do Leite,Fórum e Estadual de Conservação do Solo e da Àgua, Fórum Florestal do Rio Grande do Sul, Fórum Canal Rural e Fórum do Jovem Cooperativista, além de reunir produtores, técnicos, cooperativas, entidades de classe, autoridades e lideranças do agronegócio para o debate de questões de interesse do setor.
O Deputado Ernani Polo acompanhou o crescimento da Expodireto e considera que o sucesso é fruto de muito trabalho.

“Era uma feira, como todas que iniciam, pequena e modesta. Porém, com muito trabalho, suor, criatividade e dedicação, com a competência da equipe da Cotrijal e da liderança de Nei Mânica, ela tornou-se uma das principais feiras do mundo. Nos cerca de 98 hectares do parque onde acontece, vemos a feira crescendo a cada ano. Um evento que é modelo em organização, conteúdo, palco de grandes debates, encontro de produtores com empresas de pequeno, médio e grande porte. Acompanho a Expodireto desde a primeira edição e também estive durante todos os dias nas edições que acompanhei enquanto estive a frente da Secretaria Estadual da Agricultura”, diz o deputado.

A Expodireto Cotrijal alinha propostas com as entidades, visando buscar soluções para a agricultura, priorizando aspectos voltados à gestão da propriedade e à incorporação de novas tecnologias. A feira evidencia que o Brasil é um dos poucos países capazes de suprir a demanda mundial por grãos e produtos de origem animal.