Correios fecha cinco agências em Porto Alegre até julho

Sindicato contesta alternativas oferecidas aos trabalhadores

Foto: André Avila / CP Memória

Cinco agências dos Correios vão ser fechadas, até 5 de julho, em Porto Alegre. O motivo alegado pela estatal é a “readequação da rede de atendimento e da força de trabalho”. As atividades devem ser encerradas nas agências Farrapos, na Guido Mondim; Rio Branco, na Protásio Alves; Menino Deus, na Getúlio Vargas; e as unidades Aeroporto e Siqueira Campos (agência Central).

De acordo com Alexandre dos Santos Nunes, secretário-geral do Sindicato dos Correios do Rio Grande do Sul, a entidade ainda não terminou de mapear quantos funcionários serão impactados, mas projeta mais de 50 trabalhadores. “Amanhã vamos terminar de mapear e teremos um número mais exato”, esclarece.

Segundo ele, as três possibilidades oferecidas pelos Correios são inadequadas: a transferência do servidor para outra unidade, não necessariamente na Capital; a mudança de função de atendimento para a de carteiro, sem teste de aptidão física, ou adesão ao plano de demissão voluntária.

Na avaliação do Sindicato, os fechamentos são um “absurdo”. Segundo Santos, os Correios dizem se tratar de agências “sobrepostas”, ou seja, com outras unidades próximas e, portanto, sem necessidade de manutenção. “A agência Siqueira Campos é a segunda em faturamento dos Correios em todo o Estado, além de ter um prédio próprio, assim como a Farrapos”, pontua.

O Sindicato deve publicar nesta quarta-feira uma nota da categoria, condenando os fechamentos anunciados pela estatal.

Interior

Na relação, divulgada pelos Correios, de 161 agências a serem fechadas em todo o País, até julho, aparecem sete unidades do Rio Grande do Sul: as cinco de Porto Alegre, uma de Canoas e uma de Caxias do Sul.

Veja a lista: