Nova frente parlamentar discute segurança pública na Assembleia

Outros três grupos serão lançados nesta segunda-feira

Deputado estadual Tenente-Coronel Zucco participou do programa Bom Dia | Foto: Divulgação AL

O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL) lança nesta segunda-feira a Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Segurança Pública. O grupo tem como objetivo debater temas e projetos lançados no setor. Um deles cria um planejamento de 10 anos para a área. “A gente tem que tentar trabalhar de forma mais responsável, independente de governos que entram e que saem”, afirma o deputado. Para Zucco, a distância de tempo entre um concurso público e outro cria uma lacuna quando uma determinada geração de aprovados vai para a reserva. “A ideia é que tenha uma periodicidade anual, com menos efetivo, logicamente, mas que haja uma continuidade de concursos públicos para a área da segurança pública”, sugere.

O grupo ainda propõe que a Defensora Pública passe a prestar auxílio jurídico a servidores da segurança, como policiais civis, brigadianos e agentes penitenciários. Outro tema sugerido é que Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros se tornem instituições permanentes. Tenente-Coronel Zucco também cobrou uma maior integração entre os órgãos e poderes, a fim de melhorar a atuação dos servidores.

A crise do sistema prisional, provocada pela falta de vagas nas penitenciárias, também deve ser analisada pela Frente Parlamentar. Zucco propõe a criação de parcerias público-privadas para a área. O deputado, que é do partido do presidente Jair Bolsonaro, também falou sobre a proposta de reforma da Previdência. O tema gera debate entre servidores da segurança, que têm um regime diferente das demais categorias. “Vamos tratar o assunto com responsabilidade, com seriedade”, ponderou.

Outras frentes

Educação, infraestrutura e esporte e lazer são os temas de outras três frentes parlamentares lançadas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta segunda. O deputado Capitão Macedo (PSL) lidera o grupo em defesa do recapeamento da Rodovia ERS-168, que liga Santiago a São Paulo das Missões, no Noroeste do Estado. Esporte, recreação e lazer são pautas da frente proposta pela deputada Sofia Cavedon (PT) e o combate à doutrinação político-partidária e religiosa nas escolas é tema da frente criada pelo deputado Eric Lins (DEM).