Eduardo Leite diz que pretende enviar projeto das privatizações “o quanto antes” à Assembleia

Governador ainda anunciou prazo para quitar dívida da saúde com municípios

Governador Eduardo Leite em evento da Famurs. Foto: Alina Souza/CP

O Executivo gaúcho deve enviar à Assembleia Legislativa nesta ou, no máximo, na próxima semana, os projetos de privatização da CEEE, Sulgás e Companhia Riograndense de Mineração. A informação foi dada pelo governador do Estado em encontro com prefeitos na sede da Famurs, nesta segunda-feira. Eduardo Leite deve aguardar ajustes nos textos, conforme sugestões da base do governo na Assembleia. “Pode ser esta semana ou, se identificar algum tipo de alteração e ainda seja necessário algum melhor esclarecimento, não descartamos que seja na semana que vem”, explicou.

Outro tema da pauta de ajustes que deve andar nas próximas semanas é o projeto de reforma da Previdência e reestruturação da carreira de servidores estaduais. Eduardo Leite espera apresentar o texto até junho e prometeu se reunir com sindicatos antes de levar a proposta à Assembleia. “Eu não tenho a expectativa de agradar, sei que muito do que nós pretendemos fazer pode, eventualmente, ferir interesses legítimos”, afirmou.

Ao lado dos prefeitos, o governador estipulou um prazo de 16 meses para liquidar os recursos empenhados aos municípios na área da saúde. A dívida chega a R$ 216 milhões, a maior parte contraída no ano passado. Desde 2014, o Rio Grande do Sul deve recursos às cidades. O montante será parcelado até setembro de 2020. Eduardo Leite ressaltou o fato da data ser anterior às eleições municipais, como forma de garantir previsibilidade aos gestores eleitos.