Bolsonaro reclama de parlamentares e da imprensa e pede apoio de empresários, no Rio

"O que tenho a oferecer é patriotismo, humildade e coragem", disse

Foto: Alan Santos /PR

O presidente Jair Bolsonaro voltou a culpar os parlamentares e outras corporações pela dificuldade de tomar as medidas necessárias para colocar o País no “rumo certo”. Em discurso de quase meia hora na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Bolsonaro culpou também a imprensa pelos problemas do governo, já que, para ele, não vem sendo “isenta”.

“Eu tenho enfrentado grupos corporativistas, é uma vontade enorme de colocar o Brasil onde ele merece. E grande parte desse sonho passa pelos senhores, os empreendedores”, disse, referindo-se aos empresários e industriais presentes ao evento, onde ele recebeu a medalha Mérito Industrial, honraria entregue também ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“Os senhores são verdadeiros heróis, pelo que têm de enfrentar das autoridades municipais, estaduais e do executivo federal”, afirmou o capitão da reserva. Ele deu como exemplo o que viu recentemente em viagem ao Texas, onde os impostos estaduais são zero.

“O que eu tenho que oferecer a vocês é o meu patriotismo, a humildade, e a coragem de enfrentar grupos corporativistas e uma vontade enorme de colocar o Brasil no lugar que ele merece”, afirmou após receber a medalha.

Participaram da homenagem o governador do Rio, Wilson Witzel, e o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, além do ministro de Minas e Energia, Bento de Albuquerque e os presidentes da Petrobras, Roberto Castello Branco, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, entre outras autoridades. Bolsonaro reclamou que a todo momento alguém tenta desmoralizá-lo, sem citar nomes, e disse que se a Câmara dos Deputados e o Senado tiverem proposta melhor do que do governo para a reforma da Previdência, “que apresentem”.

Em seguida, Bolsonaro pediu aos convidados do evento, dividido entre empresários e parlamentares, que o ajudem a acelerar o processo de votação da reforma da Previdência junto às bancadas do Estado no Congresso.