Navio encalha no Guaíba e bloqueia acesso a Triunfo e Porto Alegre

Em outubro de 2016, um navio de bandeira italiana também encalhou no Guaíba

Foto: Divulgação/João Pedro Wolff

Um navio que descarregou uma carga de adubo em Porto Alegre encalhou na saída da cidade através do Guaíba na última quinta-feira (16). Ele estaria seguindo pra o porto de Rio Grande, na metade Sul, quando não conseguiu atravessar as águas. O Nord Santiago, com bandeira Filipina, estaria fora do canal de passagem.

Conforme o velejador João Pedro Wolff, que passava pelo local, a embarcação perdeu o curso do canal, que agora está interditado. Conforme Wolff, esse é o único caminho de entrada e saída de navios para as águas da região, e impede o acesso de outras embarcações. Caso o Nord Santiago não seja retirado, pode prejudicar a entrada e saída de produtos do polo petroquímico de Triunfo, por exemplo.

O navio, conforme o site MarineTraffic, conta com calado de 5,1 metros, o que permitiria atravessar o canal, que tem profundidade de 7,5 metros. No entanto, ele teria encalhado em uma região ao lado da passagem, que tem pouco mais de dois metros de profundidade. A Capitania dos Portos afirmou que não sabia da situação, mas que equipes trabalham para retirar o navio do local ainda neste final de semana.

Situação semelhante 

Em outubro de 2016, um navio de bandeira italiana também encalhou no Guaíba. Ele foi resgatado após três dias de trabalho. A embarcação Syn Antares levava uma carga de gás e permaneceu na altura do Canal do Leitão, na zona Sul da Capital.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile