Presidente do Inep garante cronograma do Enem mantido

Alexandre Ribeiro Pereira Lopes é o quarto a ocupar o cargo desde o início do ano

Foto: MEC / Divulgação / Agência Brasil

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) segue mantido, garantiu hoje o recém-empossado presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, o quarto a ocupar o cargo desde o início do ano.

“Os mais de 5 milhões de estudantes que já se inscreveram no Enem podem ficar tranquilos. O cronograma está mantido e tanto o Inep quanto o Ministério da Educação vão trabalhar juntos para que tudo ocorra com tranquilidade, para que o exame seja aplicado este ano dentro da normalidade”, disse, em vídeo divulgado pelo MEC no início da tarde.

Lopes assumiu o cargo após o pedido de demissão de Elmer Coelho Vicenzi, anunciado ontem. Maria Inês Fini, que presidiu o Inep durante o governo de Michel Temer, deixou a função em fim de janeiro. Em seguida, assumiu Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues, substituído em março. Vicenzi permaneceu à frente do Instituto por 31 dias. Após as trocas, Lopes buscou, na mensagem, tranquilizar servidores e estudantes.

“O Inep é muito importante. Queremos tranquilizar os servidores do Inep, tranquilizar os estudantes. A gente vem procurar somar junto com a equipe do MEC”, disse. Lopes também lembrou ter experiência de gestão em outros órgãos.

No vídeo, Lopes garantiu ainda que segue mantida a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para 25 de agosto. O teste concede certificação do ensino fundamental e médio a estudantes que não concluíram o período escolar na idade adequada. As inscrições abrem na segunda-feira, 20.

As nomeação de Lopes e a exoneração de Vicenzi ainda não haviam sido publicadas, até o fim da tarde, no Diário Oficial da União.