Onyx defende aproximação das universidades com o setor privado

Ministro da Casa Civil elogiou ministro da Educação e criticou a "base ideológica" das instituições de ensino

Onyx Lorenzoni concedeu entrevista para a Rádio Guaíba | Foto: Guilherme Testa

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, criticou nesta sexta-feira o “emparelhamento ideológico” nas universidades federais e defendeu a aproximação dos centros de ensino com o setor privado. Em entrevista ao programa “Bom Dia”, da Rádio Guaíba, o ministro disse que “o Brasil registra menos de três mil patentes novas por ano. Na Coreia, é quase 20 mil. Temos uma realidade que precisa ser revista e temos que olhar isso com atenção. A universidade brasileira tem que se aproximar, como são em outros países, da iniciativa privada no sentido de poder fazerem parcerias produtivas para o País, para gerar tecnologia e fazer o Brasil crescer”. Atualmente, as universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica nacional, de acordo com a Academia Brasileira de Ciências.

Ao comentar os protestos de quarta-feira contra o contingenciamento das verbas para a educação, o político disse que não viu a população nas rua. “Vi foi a academia, e aqui fala um filho de professor de uma universidade pública e um aluno formado em universidade pública”, afirmou, citando também a falta da bandeira nacional em uma manifestação a favor do País.

Redução dos CCs e FGs

Na entrevista, o ministro da Casa Civil falou, ainda, sobre a redução do número de cargos de confiança e de funções gratificadas desde o início da gestão de Jair Bolsonaro. De acordo com Onyx, antes de Bolsonaro assumir, o Brasil tinha 131 mil CCs e FGs. Hoje, a redução já chega a 21 mil cargos. “Ainda temos mais de 100 mil entre administração direta, indireta e estatais. Nós estamos trabalhando para cortar mais 30 mil e terminar o ano com 50 mil a menos”, explicou.

Redução da burocracia

Segundo o ministro, há muita burocracia no Brasil. São cerca de 27 mil decretos reguladores, que até o final do ano serão reduzidos em 5 mil. Para Onyx, a partir da Medida Provisória da Liberdade Econômica os processos para o cidadão estão sendo otimizados para simplificar a vida das pessoas.