Deputados querem apresentar projeto novo para a reforma da Previdência

Presidente da Comissão Especial, que examina a matéria, revelou que reunião na casa de Rodrigo Maia culminou com a decisão

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu apresentar um texto alterando a proposta original de reforma da Previdência, enviada pelo governo, que tramita na Casa desde fevereiro. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o presidente da Comissão Especial da Câmara que examina a matéria, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), revelou que a decisão resultou de uma reunião, na casa de Maia, da qual participaram líderes de partidos do grupo conhecido como Centrão, nessa quinta-feira.

Segundo Ramos, a decisão de apresentar um substitutivo ao projeto enviado pela equipe do ministro Paulo Guedes é basicamente política e leva em consideração a relação completamente desgastada entre o Legislativo e o Executivo. “Este é um governo que desconsidera completamente o Parlamento”, afirmou.

Para o deputado, apresentar um projeto novo é a única chance de a reforma da Previdência ser aprovada. “Essa é uma reforma muito importante para o País, fundamental, e não podemos correr o risco de não ser aprovada porque o deputado antipatiza com o governo Bolsonaro”, argumentou.

Ramos destacou, no entanto, que não há ainda um projeto definido para ser apresentado. Segundo ele, isso ainda vai ser discutido. “Mas há alguns projetos no Congresso que podem servir de base”, considerou. O deputado deixou claro, porém, que o substitutivo vai ter de ser apresentado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que é relator do projeto na Comissão Especial da Previdência.

O que disse Bolsonaro

O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, afirmou nesta sexta-feira que o governo vai continuar defendendo integralmente a proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso. “Retomamos o posicionamento. A proposta que foi enviada ao Congresso é a proposta que nós entendemos como a melhor. O presidente compreende e, por diversas vezes já vos falou entender que o Congresso Nacional fará o seu melhor trabalho para entregar à sociedade essa questão previdenciária, que hoje quase inviabiliza a manutenção da administração federal e de outros poderes”, disse.