Tradicional Banho de Leite premia vencedores do concurso da Expoleite Fenasul

A cabanha Santa Clara, de Humaitá, é a grande vencedora do concurso leiteiro promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando). A fêmea batizada de Ag Rincão Buena 543 Gilette, de cinco anos, do expositor Bruno Bickel, teve a melhor produção na categoria Adulto, totalizando 71,5 quilos de leite. O anúncio foi realizado no tradicional Banho de Leite com as exemplares campeãs na 42ª Expoleite e 15ª Fenasul, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

De acordo com uma das proprietárias da cabanha, Clara Bickel, a fêmea sempre foi um exemplar diferenciado tanto na morfologia como na produção. “Vinte dias antes de participar da exposição começamos a trabalhar com dieta diferenciada, com mais concentrados, visando a produção”, comemorou, destacando que a propriedade, que já soma 60 anos de atividades, apresentou uma vaca jovem, em 2008, com a marca de 86 quilos de leite.

Na categoria Jovem, o primeiro lugar ficou para a vaca Festileite P. Ferraboli 309 Vanguard Atwoo dos expositores e criadores Paulo, Diego e Diogo Ferraboli, de Anta Gorda (RS), com a produção de 58,60 quilos de leite. Conforme Paulo Ferraboli, a premiação representa o trabalho realizado na propriedade, salientando que a criação está sendo feita da forma certa. “Ao mesmo tempo, ao ganhar este prêmio, estamos representando a nossa família e o nosso município. E ficamos felizes por conseguir mais um prêmio no Concurso Leiteiro”, destaca.

Ferraboli conta que iniciou a criação de gado leiteiro há 18 anos com uma vaca e hoje a propriedade possui 62 vacas e produz 2,2 mil litros de leite por dia. Ele salienta o gosto pelo trabalho, apesar da má remuneração e lembra que esta é a terceira Expoleite Fenasul que participa e que no ano passado também venceu o Concurso Leiteiro na Expointer. “A nossa prioridade é a sanidade animal, a genética de qualidade e uma boa alimentação”, observa.

Participaram do concurso leiteiro 11 exemplares. O superintendente técnico da Gadolando, José Luiz Rigon, destacou a qualidade das fêmeas campeãs da raça holandesa. “Essas marcas, essas quantidades de leite, são invejáveis em qualquer lugar do mundo. No Brasil, a média dos bons rebanhos, as fêmeas de alto padrão, são de 40 quilos de leite”, finalizou.

A programação da Expoleite Fenasul encerra domingo, 19 de maio, com entrada gratuita. O evento, organizado pela Gadolando e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, tem o patrocínio oficial de Banrisul, BRDE, Badesul e Supra.