Rodrigo Maia assume interinamente a Presidência da República

É a primeira vez que o deputado fica no cargo após a posse do presidente Jair Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, assume hoje interinamente a Presidência da República e fica no cargo até a manhã desta sexta-feira, quando o presidente Jair Bolsonaro retorna da viagem aos Estados Unidos.

É a primeira vez que o deputado fica no cargo após a posse presidencial, em janeiro.

Ao embarcar para os Estados Unidos na terça-feira, Bolsonaro passou o comando do país para o vice-presidente, Hamilton Mourão. Nesta tarde, Mourão também viajou, para a China e, assim, o presidente da Câmara assume o Executivo federal.

China
Na China, o vice-presidente brasileiro participa da quinta edição da reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), no dia 23 de maio, em Pequim. A Cosban é uma instância de cooperação e diálogo regular entre Brasil e China. As reuniões não ocorrem desde 2015. No Brasil, a missão é presidida pelo vice-presidente da República.

Ele também vai ser recebido pelo presidente chinês Xi Jinping, na sexta, além de se encontrar com empresários do país asiático.

Antes de desembarcar na China, Mourão vai fazer escala no Líbano, onde deve ser recebido pelo presidente Michel Aoun amanhã. No sábado pela manhã, o vice-presidente visita a força naval brasileira que atua na missão de paz das Nações Unidas no país.

O vice-presidente deixa a China na noite de sexta-feira e, antes de retornar ao Brasil, para em Florença, na Itália, onde visita um memorial da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. O retorno de Mourão ao Brasil está previsto para domingo, 26.