Presidente do Inep pede demissão menos de um mês após assumir o cargo

Elmer Vicenzi permanecia à frente do órgão desde o fim de abril

Foto: José Cruz / Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Coelho Vicenzi, pediu demissão hoje. O Ministério da Educação (MEC) se limitou a informar que se tratou de um “pedido” e ainda não divulgou um substituto.

Delegado de Polícia Federal, Vicenzi assumiu o Inep em fim de abril, quando assumiu o Inep no lugar do professor Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues, demitido após polêmica sobre a suspensão de exames para avaliação da alfabetização de crianças de 7 anos.

Delegado da Polícia Federal há 13 anos, Vicenzi é graduado em Direito com MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Ele também já atuou como professor da Academia Nacional de Polícia e diretor do Denatran (Diretor do Departamento Nacional de Trânsito), onde gerenciou a implementação da Carteira Digital de Habilitação.

Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o Inep é responsável por avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a estudantes desde a alfabetização até o ensino médio, além dos Censos Escolar e da Educação Superior.