Contra cortes na educação, estudantes organizam novo protesto nacional para o dia 30 de maio

União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE/RS) confirmou que manifestos serão realizados em Porto Alegre

Foto: UEE-RS / Divulgação

Após uma quarta-feira marcada por protestos de estudantes em todo o país, a União Nacional dos Estudantes (UNE) anunciou que promoverá um novo movimento ainda neste mês. Com o objetivo de protestar contra os cortes de verbas do governo federal na área da educação, os estudantes já organizam a próxima manifestação para o dia 30 de maio em todo o país. No Rio Grande do Sul, a União Estadual dos Estudantes (UEE/RS) e outras entidades estudantis também irão às ruas.

De acordo com o coordenador geral da UEE/RS, Mateus Luan Klein Karling, as entidades já estão mobilizadas para protestar no final deste mês levando à sociedade não só as pautas que dizem respeito à educação, mas que tenham relação direta com a classe trabalhadora e o povo mais pobre. “Aqui em Porto Alegre nós tivemos um ato gigantesco com mais de 30 mil pessoas. Não só os estudantes, mas principalmente a sociedade como um todo se envolveu nessa pauta que é em defesa da educação pública gratuita e de qualidade. A orientação das entidades é que nós continuemos nos manifestando e mobilizados. É por isso que nós estamos convocando para mais um dia de grande mobilização nacional no próximo dia 30. E que esse dia seja para continuar mobilizando a sociedade para as pautas da educação e das pautas que têm relação com a classe trabalhadora e do povo mais pobre”, afirmou.

Karling também lembrou que os estudantes irão se somar às centrais sindicais que convocaram uma greve geral em todos os setores no dia 14 de junho. “Depois do dia 30 nós iremos nos somar na greve geral dos trabalhadores no dia 14 do mês que vem. As ruas serão o palco da juventude, dos estudantes e de todo trabalhador que defende os seus direitos e a educação pública. É contra as medidas desse governo que é anti-povo, anti-pobre e que, principalmente, vê a educação dos estudantes como uma inimiga. Se Bolsonaro acha que educação é sua inimiga, nós somos inimigos de Bolsonaro e vamos continuar as ruas em defesa da educação pública”, ressalta.

A União Nacional dos Estudantes estima que cerca de 1,5 milhão de pessoas estiveram nas ruas em todo país, durante essa quarta-feira no “Dia Nacional em Defesa da Educação”. De acordo com levantamento da entidade, todas as universidades federais e institutos federais paralisaram suas atividades contra os cortes anunciados pelo Ministério da Educação. Os atos aconteceram nos 26 estados e no Distrito Federal. Em 65 cidades do país aconteceram manifestações, incluindo todas as capitais.