Expoleite Fenasul inicia com foco em crescimento para o ano que vem

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), está, oficialmente, de portas abertas aos visitantes da 42ª Expoleite e a 15ª Fenasul. A solenidade do evento, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) em parceria com outras entidades do setor, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 15 de maio. O público, em geral, pode conferir a programação da feira, gratuitamente, até o próximo domingo, 19 de maio.

No ato de abertura, o presidente da Gadolando, Marcos Tang, destacou que o evento é uma vitrine dos produtores. Conforme o dirigente, por exemplo, cem animais representam a raça holandesa na Expoleite Fenasul. “A nossa pecuária leiteira é, principalmente, familiar. Então você tem que ter um time em casa e outro aqui”, explicou ao abordar os altos custos e a dedicação dos produtores para expor animais de grande porte em feiras do setor.

Tang também lembrou que a feira é a segunda maior realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, atrás apenas da Expointer. O público poderá conferir exemplares de aves e ovinos; além de acompanhar o concurso Leiteiro que se encerra com o já tradicional Banho de Leite; julgamento da raça Holandesa, com a classificação de fêmeas paridas, conjuntos e Grande Campeonato; feira de terneiros; classificatória ao Freio de Ouro; Pub do Queijo; palestras com temas sobre Brucelose e Tuberculose, Mormo, Inspeção de Produtos Lácteos, Aftosa, Segurança no Campo, Noz-Pecã e Morfologia do Gado Leiteiro; lançamento de livros; e feira do empreendedorismo.

A solenidade de abertura teve representantes de diversas entidades do setor agropecuário e também a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho. “Vamos fazer a maior Expoleite Fenasul de início de um governo. E tenho como desafio ajudar a fortalecer este evento, assim como a Expointer, independente de estar entrando ou saindo um governo”, afirmou. De acordo com o titular da Seapdr, iniciativa privada e instituições já estão manifestando interesse em participar da próxima edição do evento, em 2020.

A 42ª Expoleite e a 15ª Fenasul tem a organização da Gadolando em parceria com a Farsul, Febrac, Agptea, Simvet/RS, ABCCC, CRMV/RS, Sindilat, Federação Gaúcha de Laço, ACPA, AGCA, Prefeitura de Esteio e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul e o patrocínio de Banrisul, Badesul, BRDE e Supra.