Bolsonaro volta a criticar manifestantes e reitera preocupação com Argentina

Presidente se manifestou nos Estados Unidos, onde cumpre agenda em Dallas

Foto: Marcos Corrêa/PR

Nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar, nesta quarta-feira, os manifestantes que realizaram atos em diversos pontos do Brasil contra o corte de verbas na pasta da Educação. Segundo ele, os grupos são formados por “militantes” políticos, em maior parte.

Ele disse que o objetivo do governo é resgatar a educação no País, que ostenta baixos níveis de avaliação. “Grande parte (dos manifestantes) são militantes. Ele citou que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que mede indicadores do ensino fundamental, mostra “nossa decadência desde o ano 2000, quando começou esse tipo de prova”. “Então, o que nós queremos é resgatar a educação, queremos que a garotada, não só do ensino fundamental, mas do ensino médio, em especial, já tenha um curso técnico. E quem puder fazer um curso superior que tenha um diploma onde realmente esteja apto a exercer aquela profissão”, completou.

Política internacional

O presidente se reuniu, na tarde desta quarta, em Dallas, no estado do Texas, com o ex-presidente norte-americano George W. Bush, que governou os Estados Unidos entre 2001 e 2009. Na saída do encontro, que ocorreu no escritório de Bush, o presidente brasileiro conversou com a imprensa e classificou a reunião de cordial.

De acordo com Bolsonaro, eles trataram de vários assuntos, entre eles a crise na Venezuela e as eleições na Argentina. “Há possibilidade de voltar a senhora ex-presidente (Cristina Kirchner) e, em voltando, nós podemos correr o risco de, dada a economia deles não estar indo bem, e o populismo voltar àquele local, nós termos uma nova Venezuela no sul da América do Sul”, disse o presidente.

O país vizinho vai ter eleições presidenciais em outubro e o atual presidente, Maurício Macri, deve disputar a reeleição contra a antecessora, Cristina Kirchner.

Nas pesquisas de intenção de voto, Kirchner aparece à frente do atual mandatário do país. “Apesar de nós não nos envolvermos na política externa, como cidadão, como patriota, como democrata e amante da liberdade, nós gostaríamos que a Argentina não retrocedesse nessa questão ideológica”, acrescentou Bolsonaro, em referência a uma eventual volta de Cristina Kirchner ao poder.

O presidente brasileiro disse que Bush, como é tradição no país, evitou fazer qualquer comentário sobre o governo atual e voltou a reforçar o desejo de aproximação entre Brasil e Estados Unidos. “É tradição dos ex-presidentes não se envolverem na política atual, nem criticar ou elogiar o presidente de momento, mas o que ele nos falou mostra uma democracia bastante amadurecida aqui, a gente queria que isso chegasse ao Brasil”, disse.

Algumas horas após a reunião, Bolsonaro postou uma foto dos dois em sua página no Twitter e escreveu que o encontro foi “saudável” e “produtivo”.

Guerra comercial

Na rápida entrevista concedida após a conversa com Bush, o presidente comentou a guerra comercial entre China e Estados Unidos. Segundo ele, o Brasil pode ser beneficiado com a redução de transações de mercadorias entre as duas maiores potências econômicas do planeta. “Temos um pequeno problema econômico entre Estados Unidos e China. Não digo que nós vamos tirar proveito disso, o proveito disso cai naturalmente. Como se fosse pela manobra, nós tivéssemos um ganho nessa guerra comercial que ocorre no mundo todo”, disse.

Agenda

Jair Bolsonaro ainda participa nesta quarta-feira de um jantar com autoridades e políticos norte-americanos e, na quinta, vai ser homenageado como personalidade do ano pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em almoço organizado pelo World Affairs Council de Dallas/Fort Worth. O evento deve contar com a presença de 120 empresários do país.

O presidente termina o dia fazendo uma transmissão ao vivo no Facebook. O embarque de volta ocorre na noite de quinta. A previsão é que a comitiva presidencial desembarque de volta em solo brasileiro na manhã de sexta-feira.