Restauro da cobertura do Terminal Triângulo deve começar em 30 dias

Há quatro anos, a população se obriga a esperar os coletivos debaixo de sol e chuva devido a um temporal que destelhou a estação

Foto: Jéssica Moraes / Rádio Guaíba

A reforma do telhado do Terminal Triângulo, na zona Norte de Porto Alegre, deve começar em junho. Conforme a Prefeitura, o Grupo Zaffari, que assumiu o serviço como forma de contrapartida à instalação de mais um hipermercado, finaliza a análise e a validação do escopo final e dos orçamentos para a execução da obra. A definição deve ocorrer em até 30 dias. Há quatro anos, a população se obriga a esperar os coletivos debaixo de sol e chuva devido a um temporal que destelhou a estação.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) encerrou, em abril, a análise do material técnico do projeto, elaborado por uma empresa contratada pelo Zaffari. Vencida essa etapa, o grupo recebeu três cotações de valores. O secretário Marcelo Gazen informou que a reforma deve durar oito meses, a partir da permissão de início.

A Prefeitura e o Zaffari assinaram, em 15 de janeiro, um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP), que permite o restauro da cobertura em troca da licença para construir uma loja de cerca de 3 mil metros quadrados, nas imediações do complexo.

O Terminal Triângulo fica na avenida Assis Brasil, próximo à bifurcação com a Baltazar de Oliveira Garcia. A área total é de aproximadamente 15 mil metros quadrados, com cobertura em 7 mil.

O complexo recebe 110 mil passageiros e 950 ônibus por dia, em linhas urbanas de Porto Alegre e metropolitanas – de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada.