Visando a Copa América, “Guia de Segurança para Turistas” é lançado na Capital

Porto Alegre vai receber, na Arena do Grêmio, cinco jogos da Copa América

Foto: Divulgação/Conmebol

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação da Capital e a Delegacia de Polícia para o Turista lançam nesta segunda-feira (13) o chamado “Guia de Segurança para Turistas em Porto Alegre”. O material foi confeccionado pensando na Copa América, evento que começa no próximo dia 14 de junho e tem Porto Alegre entre as cidades-sede. A exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo, a Capital gaúcha espera receber muitos turistas para as partidas, movimentação que motivou o alerta por parte das entidades para que a viagem não tenha contratempos.

Laura Lopes, titular da Delegacia de Polícia para o Turista, explica que o foco do material é alertar sobre a atenção que deve ser dada a pertences e bagagens, principalmente em locais como aeroportos, rodoviárias e vias públicas. “Cerca de 50 mil guias serão distribuídos nos principais pontos de fluxo dos turistas”, apontou, relembrando que os crimes de estelionato e furto são os que mais merecem alerta no material. O lançamento oficial da campanha foi no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Porto Alegre vai receber, na Arena do Grêmio, cinco jogos da Copa América. Três deles serão pela fase de grupos  (nos dias 15, 20 e 23 de junho) e dois de mata-mata (um jogo pelas quartas de final no dia 27 de junho e uma partida das semifinais em 3 de julho). Já estão confirmadas as delegações da Venezuela, Peru, Catar, Japão, Uruguai e Argentina.

Por medida de segurança, torcedores estrangeiros envolvidos em episódios de violência não poderão entrar no Brasil durante o período da Copa América. A decisão consta de portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União. De acordo com o documento, os órgãos de controle fronteiriço e de atividades de fiscalização migratória estão instruídos a impedir a entrada no país de pessoa que conste nos sistemas de controle migratório como “membro de torcida envolvida com violência em estádios”.