Alunos e servidores fazem “abraço coletivo” em defesa dos Institutos Federais

À noite, está programado um novo ato que será concentrado no pátio central da instituição

Imagem: DIvulgação IF

Na manhã desta segunda, alunos e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IF) – Campus Porto Alegre realizaram um abraço coletivo simbólico em defesa das instituições federais que tiveram bloqueios no orçamento anunciado pelo Ministério da Educação. À noite, está programado um novo ato que será concentrado no pátio central da instituição.

Durante a ação, foi lida uma nota divulgada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que enfatiza que mais de 50% dos municípios brasileiros são “direta ou indiretamente atendidos pelos 647 campi, além dos nove polos de inovação, implantados em 568 cidades. (…) Em muitos casos, essas instituições representam a única oportunidade de qualificação profissional da comunidade”.

A nota diz ainda que “estão em andamento mais de 11 mil projetos de pesquisa e 6 mil de extensão tecnológica. Para além disso, olimpíadas e premiações nacionais e internacionais, bem como indicadores de qualidade, realçam a eficiência dos serviços prestados. É o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual os estudantes da Rede Federal superam o rendimento dos demais sistemas educacionais em todas as edições”.

Por fim, o Conselho salientou que é legítima a afirmação de que as instituições já adotaram todos os redimensionamentos e adequações factíveis no que se refere a serviços essenciais como energia elétrica, água, internet, alimentação, limpeza, manutenção, vigilância e outros. Por conta disso, “o colegiado acredita na compreensão do Poder Executivo e defende a reversão do bloqueio das verbas”.