Saúde da Capital realiza testes rápidos de DST no bairro Floresta nesta segunda

Projeto ''Fique Sabendo'' também fará orientações de prevenção e distribuição de preservativos

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e também das hepatites B e C, das 18h às 22h, no bairro Floresta, em Porto Alegre, nesta segunda-feira. A unidade móvel do projeto ”Fique Sabendo” fará orientações de prevenção e distribuição de preservativos. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

O ônibus estaciona na Associação Cultural Vila Flores (rua São Carlos, 753), quando integra ação da SMS voltada a profissionais do sexo. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento. Não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. O trabalho será feito por servidores.

Integram a ação sete trabalhadores, entre agentes comunitários de saúde, dentistas, médica, enfermeira e técnica de enfermagem. Conforme o agente comunitário de saúde Gustavo Vargas, o acompanhamento começou há quatro anos e inclui orientações de saúde bucal, roda de conversa, distribuição de preservativos masculinos e femininos, acompanhamento de quadros de hipertensão, diabetes e demais questões de saúde.

Fique Sabendo

A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. A prefeitura salienta que o objetivo ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.