Prefeitura lança licitação para repavimentar 17km de vias na Capital

Contrato supera R$ 25 milhões. Obras devem durar de 10 a 12 meses

Foto: Maria Ana Krack/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre vai contratar uma empresa ou consórcio para recuperar pavimentos em ruas da Capital. A licitação, na modalidade concorrência internacional, prevê que as obras dos lotes 1 e 2 sejam realizadas com 25,6 milhões, oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF). Com os projetos prontos, a Prefeitura busca recursos para execução de mais dois lotes.

É a primeira vez, conforme o Executivo, que Porto Alegre vai ter a pavimentação recuperada na totalidade. “O programa vai permitir a qualificação de um grupo de ruas e avenidas de alta circulação. Os trabalhos vão desde substituição do asfalto até a colocação de placas de concreto em áreas onde há paradas de ônibus”, explica a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro. A pasta é a responsável pela gestão do financiamento.

A requalificação estrutural é a que abrange uma ou mais camadas do pavimento (sub-base, base e revestimento). “Em uma cidade em que 85% da pavimentação já ultrapassou sua vida útil, é um grande ganho poder realizar obras inéditas, melhorando a malha viária, ainda que isso vá ocorrendo gradualmente”, explica o secretário municipal adjunto de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen.

Veja quais trechos fazem parte de cada lote
O recebimento dos envelopes e a abertura da habilitação ocorrem em 12 de junho, às 14h30min. No total, vão ser recuperados mais de 17 quilômetros, incluindo os dois lotes. O primeiro compreende trechos das avenidas Ipiranga, Nilo Peçanha, Protásio Alves e Antônio de Carvalho. Nesses pontos, as paradas de ônibus ganharão placas de concreto. O lote 2 abrange Bernardino Silveira Amorim, Bento Gonçalves e a estrada João de Oliveira Remião. Os trabalhos devem durar de 10 a 12 meses.

De acordo com a Smim, os projetos foram elaborados levando em conta as peculiaridades de cada rua. A Prefeitura espera que a recuperação mais ampla qualifique o pavimento e evite ações emergenciais de tapa-buraco, feitas de forma paliativa.

Os projetos também incluem melhorias na sinalização definitiva e implantação de rampas de acessibilidade. Alguns trechos também terão pontos alargados e execução de ilhas para travessia segura de pedestres.