Procon orienta consumidores para compras do Dia das Mães

Órgão da dicas para compras de qualidade e com preços justos

Foto: Luciano Lanes / PMPA

O Procon Porto Alegre está orientando os consumidores sobre as compras do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, dia 12. A intenção do órgão é fazer com que os compradores recebam um serviço de qualidade por um preço justo.

Uma das principais orientações diz respeito à contratação de prestação de serviço. O consumidor precisa ler atentamente as cláusulas do documento e verificar se tudo o que está sendo oferecido está escrito. Com relação aos bens duráveis, é necessário conferir na Nota Fiscal a descrição do produto e possíveis defeitos.

Quem optar pelos eletrônicos de pequeno porte deve testar o produto, caso a compra seja feita em loja física. Já os estabelecimentos devem deixar claro o valor cobrado pelo produto, as condições de pagamento, número de mensalidades, além dos juros cobrados, inclusive nas vitrines.

Em caso de compras de eletroeletrônicos, é importante solicitar ao lojista uma demonstração de funcionamento do produto. A lei da diferenciação de preços em vigor dá direito ao vendedor de cobrar preços diferentes para pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito.

Internet

Os clientes que efetuarem uma compra pela internet devem estar atentos para os sites seguros. Homepages confiáveis possuem um cadeado visível na tela. É recomendável evitar sites que não informam o CNPJ e o endereço e desconfiar daqueles que anunciam preços muito abaixo do mercado.

Em compras on-line, pode-se exercer o direito de arrependimento. O consumidor pode desistir da compra e receber a quantia desembolsada em até sete dias a contar do recebimento do produto ou serviço. É preciso exigir a nota fiscal de compra sempre. Ela é a principal garantia em caso de problemas com o produto ou serviço correspondente.

Demais dicas e a lista dos sites que não são confiáveis para compras podem ser acessados no site do Procon municipal. O órgão também orienta sobre restaurantes no Dia das Mães.