Interligar públicos urbano e rural será o mote da Expoleite Fenasul

Foto: Divulgação

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) lançou nesta quinta-feira, a 42ª Expoleite e a 15ª Fenasul, durante um Café da Manhã no pavilhão do Gado Leiteiro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). De acordo com o presidente da instituição, Marcos Tang, os eventos foram preparados para despertar a curiosidade do público em geral e colocar em pauta temas relevantes ao setor leiteiro. O lançamento teve a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, e do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, além de representantes de diversas entidades do setor agropecuário.

A 42ª Expoleite e a 15ª Fenasul serão realizadas entre 15 e 19 de maio, no Parque de Esteio, com entrada gratuita. “O evento está engrandecido e nós estamos orgulhosos. Para o público urbano, teremos feira de empreendedorismo do município, a raça holandesa representada com mais de 100 animais, assim como ovinos e aves”, adiantou Tang.

No discurso de lançamento, o presidente da Gadolando também chamou a atenção para a importância da inovação destacando que os eventos são uma oportunidade para a troca de informações e experiências entre os produtores. “Não podemos mais trabalhar com a ideia de tirar o leite do úbere da vaca, pasteurizar, colocar numa caixinha e vender no primeiro mercado. Temos que dar um up, agregar valor, abrir mercados. Precisamos ter know how. O Rio Grande do Sul como um dos principais produtores não pode ser o segundo, terceiro maior importador de leite”, afirmou.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, destacou que o governo está atento aos pleitos da cadeia leiteira e empenhado em dar suporte em ações políticas. “Muitas das indicações do setor encontram-se em Brasília e o Estado está do lado dos produtores nessas reivindicações. O leite do Uruguai que está prejudicando a cadeia tem que ser cobrado do governo Federal para que tome uma atitude urgentemente. Precisamos fazer essa mobilização”, declarou Covatti Filho.

A Expoleite Fenasul tem a organização da Gadolando em parceria com a Farsul, Febrac, Agptea, Simvet/RS, ABCCC, CRMV/RS, Sindilat, Federação Gaúcha de Laço, ACPA, AGCA, Prefeitura de Esteio e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul e o patrocínio de Banrisul, Badesul e BRDE. Na programação, eventos como o concurso Leiteiro que se encerra com o já tradicional Banho de Leite, julgamento da raça Holandesa, com a classificação de fêmeas paridas, conjuntos e Grande Campeonato, feira de terneiros, classificatória ao Freio de Ouro, Pub do Queijo, palestras com temas sobre Brucelose e Tuberculose, Mormo, Inspeção de Produtos Lácteos, Aftosa, Segurança no Campo, Noz-Pecã e Morfologia do Gado Leiteiro, lançamento de livros e feira do empreendedorismo.