A campanha Maio Amarelo, que visa reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, foi lançada hoje em Porto Alegre. Serão realizadas atividades durante todo o mês na Capital, buscando chamar a atenção da sociedade para a questão. Neste ano, conforme a prefeitura, a campanha foi baseada nos cinco sentidos humanos – uma alusão à sinalização de trânsito.
O Maio Amarelo é um movimento em nível internacional, criado em 11 de maio de 2011, após a ONU decretar a Década de Ação para segurança no trânsito. Já a cor decorre da indicação semafórica que representa o sinal de “atenção”. Um dos objetivos da campanha é buscar a participação da sociedade para a conscientização acerca do trânsito seguro.
Conforme o site oficial do Maio Amarelo no Brasil, três mil pessoas morrem por dia em acidentes ao redor do mundo, sendo a principal causa de mortes na faixa entre 15 e 29 anos. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito até 2020, e 2,4 milhões até 2030.