Inscrições para Nacional de Rústicos vão até 10 de maio

Crédito: Gabriel Olivera

Os criadores têm até o próximo dia 10 de maio para inscreverem seus animais para a 13º Nacional de Rústicos Angus. Neste ano, as taxas são isentas para criadores da Associação Brasileira de Angus. A competição ocorrerá durante a 28ª edição do Encorte, de 15 a 17 de maio, no Parque de Exposições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria.

Conforme o diretor de Fomento da Angus, Luis Felipe Cassol, a associação vem trabalhando para incentivar a participação dos criadores nas feiras. “O fato de a Nacional de Rústicos acontecer durante o Encorte torna a exposição muito atrativa aos olhos de novos criadores. Além da isenção na taxa de inscrição, os terneiros que participarem da feira poderão ter seus registros definitivos solicitados durante a o exame de admissão, sem o custo da revisão técnica e a emissão do registro”, revela. A inspetora técnica da raça Ana Paula Neves, lembra da localização estratégica do evento. “Por ser uma região central e de fácil acesso aos pecuaristas, a Nacional é uma grande oportunidade dos produtores mostrarem seus rebanhos e fundirem a importância da raça para novos interessados em iniciar sua própria criação”, disse.

A programação da raça começa no dia 15 com a entrada dos exemplares e com o curso de Seleção e Melhoramento Genético. O processo de admissão será dia 16, e o julgamento, dia 17, quando os animais serão avaliados pelo jurado uruguaio Juan Marcos Berruti.