Manhã é de rescaldo após estragos com chuva torrencial em Porto Alegre

Remoção de vegetais ocorre em pelo menos seis regiões da cidade

Foto: Guilherme Almeida/CP

Após um temporal alagar vias importantes e causar destelhamento e quedas de árvores, equipes da Prefeitura seguem trabalhando no rescaldo dos estragos, na manhã deste sábado. Em cerca de uma hora, no fim da tarde de ontem, choveu, na Cidade Baixa, por exemplo, mais do que o esperado para 15 dias, em maio.

Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), pelo menos seis casos envolvendo quedas de vegetais seguiam em atendimento. Além disso, a Prefeitura reforça que o número 153, da Guarda Municipal, opera como canal de comunicação com a comunidade enquanto o número 199, da Defesa Civil, permanece fora de operação.

O Sistema Fala Porto Alegre, através do 156, também funciona normalmente. A linha da Defesa Civil segue temporariamente inoperante em virtude de problemas com pagamento. A Prefeitura explica que o corte decorre de um impasse referente à documentação da empresa Oi, que opera o serviço. A Procuradoria-Geral do Município (PGM) orientou a realização de um pagamento emergencial, através de indenização administrativa, mas o sistema só deve se normalizar na próxima segunda-feira.

Vegetais caíram em diferentes regiões da cidade. Equipes de zeladoria urbana do DMLU também fazem a limpeza e o recolhimento do lixo. Conforme a EPTC, não há mais pontos de bloqueio na cidade.