Pelos próximos sete dias, uma grande área de instabilidade atinge o Rio Grande do Sul. Com isso, a previsão é de chuva abundante em várias regiões, segundo o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), divulgado hoje.
A partir desta sexta, e até domingo, a propagação de uma área de baixa pressão e de uma frente fria já provoca chuva, com possibilidade de temporais isolados no extremo Sul, Campanha, Missões e Fronteira Oeste.
Na segunda-feira, a nebulosidade cede na maioria das regiões, mas ainda podem ocorrer pancadas de chuva nas faixas Norte e Nordeste. Entre a terça e quarta-feira, o deslocamento de uma nova área de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina mantém a nebulosidade e provoca chuva, com risco de temporais, principalmente nas metades Norte e Leste.
A quantidade prevista deve ser superior a 40mm, em todas as regiões. No Planalto e na Serra do Nordeste, os volumes de chuva vão oscilar entre 65 e 80mm. No extremo Sul, Campanha e Missões, os totais devem passar de 100mm.