Falta de luz em partes de pelo menos nove bairros atingiu, também, duas casas de bombas de Porto Alegre e agravou o quadro em uma sexta-feira que teve chuva torrencial, no fim da tarde. Ainda sem citar números, a CEEE confirmou o registro de desabastecimento em quarteirões do Bom Fim, Centro, Cidade Baixa, Floresta, Boa Vista, São João, Partenon, Petrópolis e Santana. Nos últimos três, o sistema se restabeleceu perto das 19h.
Já a MetSul Meteorologia divulgou os volumes de chuva na cidade, que na Cidade Baixa, superaram metade da média da precipitação esperada para todo o mês de maio, de cerca de 94 mm: foram 53 mm na região, até o momento. No Partenon, o acumulado é de 40 mm; no Cristal, 39 mm; no São João, 37 mm, e na Restinga, 20 mm.
Em entrevista para o Set Guaíba, o secretário municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário, informou que as 21 casas de bombas funcionaram normalmente, exceto duas delas, que ficaram sem luz: nas imediações da Rótula das Cuias e nos arredores do Paço Municipal – essa última, operando junto a uma estação de bombeamento de esgoto do Dmae. “Pedimos prioridade à CEEE para restabelecimento da energia”, afirmou.
O secretário acrescentou que equipes extras foram designadas para a limpeza de bueiros e remoção de árvores na região Central. Para o recolhimento de lixo, a Secretaria prioriza bairros não servidos pela coleta em contêineres.