Dois presos fugiram, nessa madrugada, do interior de uma viatura da Brigada Militar estacionada em frente ao Palácio da Polícia, em Porto Alegre. A dupla de traficantes havia sido capturada em 29 de abril, no Centro Histórico, pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Os criminosos conseguiram se libertar das algemas usando um objeto metálico, conforme o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Luciano Moritz. O oficial confirmou que a situação é crítica e que a falta de vagas em presídios prejudica o policiamento ostensivo, o atendimento de ocorrências e a saúde de PMs que fazem a custódia.
O tenente-coronel cita que um dos riscos é o contágio de tuberculose, por exemplo. Ele também lembra o dano ao patrimônio público, já que alguns presos fazem necessidades fisiológicas dentro da viatura.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informou que trabalha para resolver a situação, agravada pela interdição judicial de casas prisionais, em função da superlotação. Até as 14h30min desta sexta-feira, 80 presos seguiam sob a custódia da BM em veículos, só em Porto Alegre.
• Veja onde há presos esperando vaga na cidade*:
2° DPPA – 13
1° BPM – 3
9° BPM – 5
19° BPM – 4
4° RPMon – 1
3° DPPA – 27
11° BPM – 12
20° BPM – 14
21° BPM – 1
* Dados obtidos até as 14h30 desta sexta-feira