Atualizado hoje, o balanço semanal da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre revela que chega a 130 o número de casos confirmados de dengue na cidade até 27 de abril. Na semana passada, eram 85, o que denota uma alta de 65%.
Só oito casos foram importados de outras cidades. Em outras 122 situações, os pacientes adoeceram sem sair do município. Mesmo tendo recebido mais de 20 aplicações de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o bairro Santa Rosa de Lima registrou, sozinho, 108 casos da doença. Mais 12 pacientes vivem no Jardim Floresta e dois no bairro Floresta.
Uma pessoa registra quadro de dengue grave (até 2014 chamado dengue hemorrágica). O paciente permanece internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em situação estável. Mais 80 suspeitas seguem aguardando laudo.
Outras enfermidades transmitidas pelo Aedes
Não há casos confirmados de infecção por zika vírus na cidade. Cinco suspeitas foram relatadas, uma delas descartada e quatro ainda em investigação. Sobre a chikungunya, foram 16 suspeitas, com um caso importado confirmado, nove descartados e seis em investigação.
Hoje, a Secretaria emitiu a fontes notificadoras de suspeitas um alerta para o aumento de casos autóctones e para o registro do caso grave da doença.
Redobre atenção
À comunidade dos bairros com transmissão – Santa Rosa de Lima, Jardim Floresta e adjacências e Floresta, próximo ao quarteirão da avenida Cristóvão Colombo, rua Ernesto Alves, rua Comendador Coruja e avenida Farrapos, a SMS recomenda atenção redobrada para eliminação de criadouros do mosquito, em especial focos de lixo e de água parada.
Nesta terça, pela manhã, equipes da SMS retornarão ao Santa Rosa de Lima para aplicar inseticida, a partir das 9h30min. Com chuva, a ação deve ser remarcada.