Prefeitura de Pelotas encaminha ao governo do RS pedido para construção de novo presídio

Pedido foi encaminhado ao secretário estadual da Administração Penitenciária (Seapen), Cesar Faccioli

Foto: Prefeitura de Pelotas/Divulgação

A Prefeitura de Pelotas encaminhou ao governo do Estado pedido para construção de um novo presídio no município. De acordo com a prefeita da cidade, Paula Mascarenhas as condições da casa prisional existente são precárias e por estar superlotada impede a abertura de novas vagas. O pedido de urgência pela construção do presídio foi feito durante encontro ocorrido nesta sexta-feira com integrantes do governo pelotense e o secretário estadual da Administração Penitenciária (Seapen), Cesar Faccioli.

Como parte da solução, Paula indicou a Faccioli que a Prefeitura irá doar o terreno para a construção de uma nova estrutura, inclusive com a possibilidade de eventual escolha de áreas, a critério dos técnicos do governo estadual. A prefeita destacou duas possibilidades: um terreno ao lado do 8ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, no bairro Sanga Funda. A outra área, que pertence ao Exército e entraria num processo de permuta, fica às margens da BR-116.

O juiz da Vara de Execuções Criminais de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, destacou que a superlotação chega a 275%, colocando o presídio pelotense entre os mais graves do Estado. “Precisamos de um novo presídio, mas com a manutenção do atual para absorver a demanda”, apontou o magistrado.

Além da nova estrutura, o grupo entregou ao secretário o pedido de reforço de novos agentes, mais viaturas e a compra de tornozeleiras eletrônicas. O secretário estadual disse que vai verificar a situação de Pelotas. “Temos uma situação complicada em todo Estado, também pela falta de recursos, mas queremos avançar na construção de novos presídios”, afirmou Faccioli.