Três em cada dez contribuintes do RS ainda não entregaram Imposto de Renda

No País, Receita ainda espera um terço das declarações

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A cinco dias do fim do prazo, 28,6% dos contribuintes do Rio Grande do Sul ainda não declararam o Imposto de Renda. Até as 17h desta quinta-feira, a Receita Federal recebeu 1,504 milhão de documentos, para um total estimado em 2,1 milhões.

Em nível nacional, a Receita ainda espera 1/3 das declarações. Até o mesmo horário, o órgão processou, em todo o País, 20,298 milhões de formulários, para um total esperado de 30,5 milhões.

O prazo para envio da declaração começou em 7 de março e vai até as 23h59min59s da próxima terça-feira. Quem não entregar o IR fica sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor, porém, pode chegar a 20% do total devido.

Como declarar

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, também disponível na homepage da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.