Porto Xavier: Polícia pede que população evite notícias falsas sobre buscas a assaltantes de banco

Áudios e fotos circularam em grupos de WhatsApp, confundindo moradores

Foto: Ronaldo Pinheiro/ Rádio Jornal Agora na Costa/Especial Divulgação

Após mais de 24h de cerco policial intenso, com mais de 150 agentes mobilizados em Campina das Missões, a Brigada Militar (BM) reforçou o pedido para que a população não compartilhe áudios, fotos e mensagens falsas sobre as buscas a criminosos que assaltaram, ontem, uma agência bancária em Porto Xavier, no Noroeste gaúcho. Em confronto com as guarnições, o bando matou um PM, nessa madrugada.

De acordo com a subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Aérea da Fronteira, major Vanessa Peripolli, durante a tarde de hoje foram divulgados áudios em que um morador da localidade relata ter visto um policial baleado dando entrada no hospital. Além disso, segundo ela, estão sendo compartilhadas fotos de homens feridos em meio a um matagal, o que também confunde os moradores.

Vanessa explica que esse tipo de atitude prejudica o trabalho das autoridades. Conforme ela, cada vez que um boato se espalha, é preciso retirar o policial da atividade e verificar a informação divulgada, geralmente, pelo WhatsApp.

A subcomandante garantiu que não houve mais confronto entre a BM e os assaltantes e que mais nenhum policial ficou ferido. Ela pediu calma à população, que passou a ligar para o 190 com medo, inclusive, de sair de casa.

Conforme Vanessa, o cerco policial deve seguir durante toda a madrugada, com o auxílio de dois helicópteros da Brigada Militar.

Atingido com um tiro, durante a madrugada, o soldado Fabiano Heck Lunkes, de 34 anos, do 7º Regimento de Polícia Montada, de Cerro Largo, e vinculado ao Comando Regional de Polícia Ostensiva das Missões, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele deve ser sepultado nesta sexta-feira.

De acordo com o delegado de Porto Xavier, Heleno dos Santos, o projétil atingiu uma parte do tórax não protegida pelo colete balístico. O confronto ocorreu em uma estrada vicinal de Campina das Missões, perto das 4h desta quinta.

A BM emitiu nota de pesar e lembrou que Lunkes ingressou na corporação em 8 de outubro de 2009. Ele deixa esposa e um filho pequeno.