Em um jogo que precisou martelar muito, o Inter teve sua insistência premiada e derrotou o Alianza Lima por 1 a 0, na noite desta quarta-feira. O triunfo na capital peruana pela primeira fase da Libertadores confirmou a equipe colorada na primeira colocação do Grupo A, com uma rodada de antecedência.
O Inter agora soma 13 pontos contra nove do vice-colocado da chave, o River Plate – que será o próximo adversário pela competição, no dia 7, em Núñez, em um jogo apenas para cumprir tabela. Antes disso, o time de Odair Hellmann inicia sua trajetória no Brasileirão, começando contra a Chapecoense, neste sábado, fora de casa.
Gallese se destaca
O Inter entrou em campo sabendo que só uma vitória já lhe garantiria o primeiro lugar do grupo de forma antecipada, devido ao triunfo do River Plate sobre o Palestino, minutos antes. Em Lima, porém, os colorados tiveram um primeiro tempo truncado. Guerrero, estrela do jogo, brilhou quando não tocou na bola, fazendo o corta-luz na chegada de Patrick, aos 13. O volante completou da entrada da área e exigiu grande defesa do goleiro Gallese.
Mesmo com Sarrafiore, o Inter teve dificuldades para superar a marcação a partir da intermediária, apesar de ter mais volume de jogo. Cabia, aí, a Patrick surgir como elemento surpresa. Aos 34, ele recebeu do argentino, se atrapalhou, mas conseguiu invadir a área. Chutou forte, mas para fora.
Uma das melhores chances apareceu só aos 37, num contra-ataque – ocorrido após lance em que o Alianza Lima pediu pênalti depois que a bola bateu no braço de Iago. Na resposta colorada, Gallese saiu até a intermediária para evitar a chegada de Guerrero e desviou com a mão. O juiz deu apenas amarelo. Na cobrança da infração, Guerrero mandou junto ao pé da trave direita, onde o camisa 1 foi lá defender.
Moledo, de cabeça
Guerrero acabou nem voltando para o segundo tempo, em razão de uma entorse ainda aos 9 minutos de jogo, conforme o Inter. Em seu lugar, Rafael Sobis deu mais movimentação ao ataque. Mas foi Sarrafiore quem se destacou a seguir. Primeiro arriscando após toque de Edenilson e, depois, lançando Nico na área. Em ambas, Gallese, a bola parou em Gallese.
Ainda sem conseguir resolver os problemas na articulação, Odair lançou mão de D’Alessandro na vaga de Sarrafiore. O camisa 10 melhorou o toque na frente, mas ainda assim os problemas continuavam sérios para o Inter na frente, ainda que o número de finalizações e a posse de bola – que se aproximou de 70% – seguissem altos. Aos 28, depois de boa troca de passes, Patrick encheu o pé e acertou a forquilha da goleira.
Na base da troca de passes, parecia que a bola não iria entrar mesmo. Então o jeito foi ir de bola parada. E, no sétimo escanteio para o Inter no jogo, Rafael Sobis mandou na risca da pequena área. E lá apareceu Rodrigo Moledo para desviar para o gol, aos 35 minutos. Num breve abafa, dois minutos depois, Nico López só não ampliou depois de ser lançado porque Gallese conseguiu o desvio.
A vitória ainda teve um tom dramático aos 46, quando uma rara bola fechada em direção ao gol só não entrou porque Lomba fez a defesa. Uma espalmada que confirmou: o Inter é primeiro lugar do Grupo A da Libertadores.